Mensagens de erros da SEFAZ: Como resolver ?

 Mensagens de erros da SEFAZ

  Para saber mais do AIEV2020

1. Mensagem - Server was unable to process request  

Esta mensagem é retornada diretamente pela SEFAZ Nacional.

Quando exibida esta mensagem, o serviço de consulta está passando por manutenção na SEFAZ, sendo assim será necessário aguardar a normalização do serviço.


2. Falha ao extrair certificado digital da conexão 


Esta mensagem é retornada diretamente pela SEFAZ Nacional.

Quando retornada esta mensagem, serviço está passando por manutenção na SEFAZ, sendo assim será necessário aguardar a normalização do serviço pela SEFAZ.



3. Falha na solicitação com status HTTP 503 Service Unavailable 


Esta mensagem é retornada diretamente pela SEFAZ Nacional.

Quando retornada esta mensagem, serviço está passando por manutenção na SEFAZ, sendo assim será necessário aguardar a normalização do serviço pela SEFAZ. 




4. Impossível conectar-se ao servidor remoto 


Esta mensagem pode ser exibida por 2 motivos:

4.1) O serviço de consulta está passando por manutenção na SEFAZ, sendo assim será necessário aguardar a normalização do serviço da SEFAZ.

Acesse o site do portal NF-e para verificar se também está passando por manutenção.

http://www.nfe.fazenda.gov.br

2) Caso o serviço esteja normalizado e mesmo assim continua o erro, verifique se o Firewall da sua empresa não está bloqueando os endereços abaixo.

https://www1.nfe.fazenda.gov.br

https://www.nfe.fazenda.gov.br  





5. Falha ao consultar DF-e para distribuição 

Esta mensagem é retornada diretamente pela SEFAZ Nacional.

Caso estiver ocorrendo para todas as Empresas cadastradas, provavelmente este serviço está passando por manutenção na SEFAZ, sendo assim será necessário aguardar a normalização do serviço. 




6. Rejeição: Consumo indevido 


De acordo com as novas regras regulamentadas pela NT 2014.002, quando a SEFAZ retornar essa mensagem, deverá ser aguardado 1 (uma) hora para efetuar uma nova consulta para este tipo de serviço.

Caso receber essa mensagem, e logo em seguida tentar realizar novas consultas antes de completar 1 (uma) hora, o tempo é zerado pela SEFAZ e a contagem reiniciará até completar 1 hora.





7. A conexão Subjacente estava fechada: não foi possível estabelecer relação de confiança para o SSL/TLS canal seguro (The underlying connection was closed: Cloud not establish trust relationship for the SSL/TLS secure channel 

A causa provável do erro é a inexistência da cadeia de certificação do Web Service acessado no equipamento do emissor.

A instalação da cadeia de certificação correspondente deve resolver o problema.

Para maiores informações sobre erros relacionados ao certificado digital acesse: 




8. Rejeição (296): "Certificado Assinatura erro no acesso a LCR" 

Quando for exibido este erro, quer dizer que houve um problema no acesso na lista LCR da SEFAZ.

Isto ocorre quando é enviada uma mensagem assinada pelo certificado via webservices, a SEFAZ ao receber esta mensagem procura em uma lista de certificados revogados (LCR) verificando se o certificado que assinou está revogado.

As vezes esta rejeição pode ser temporária, caso o problema persistir é necessário contatar a SEFAZ para informar o problema.


Para verificar esta situação, confira os passos a seguir:


8.1 Solução! Abra o navegador Web e acesse o certificado digital para consultar os endereços da LCR. Em destaque está o endereço da LCR: 




8.2 Copie a URL e em uma nova guia no navegador, cole o endereço. Será realizado o download de um arquivo em formato CRL. Ao finalizar o download, execute o arquivo para verificar a lista



Importante:

Apesar de ter acesso a Lista de Certificados Revogados não é possível verificar facilmente se o seu Certificado está presente. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Certificadora que foi responsável pela geração do seu Certificado Digital.
 
 Em cenários como esse, normalmente a rejeição é momentânea e ao reprocessar o documento será suficiente para que o mesmo seja autorizado. Caso a situação persistir, entre em contato com a SEFAZ para a qual o contribuinte está enviando o documento eletrônico para verificar a situação.


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